Planos Treino – Maratona

Plano de treino para maratona

O desafio final. Os icónicos 42k, ou 26,2 milhas. Para muitos corredores amadores, completar uma maratona representa o auge da sua jornada de corrida — um teste de resistência, força mental e dedicação. Não é apenas uma corrida; é um marco pessoal e um símbolo de honra que simboliza semanas e meses de trabalho árduo e determinação.

Hora. Este é precisamente o primeiro e mais importante requisito para o treino de maratona. Nas próximas doze semanas, correrá intensamente durante algumas horas, aumentando a sua resistência passo a passo. Mas acredite, cada minuto valerá totalmente a pena, porque treinar para uma maratona é muito divertido.

Mas não tenha pressa. Recomendamos completar algumas meias maratonas antes de mergulhar numa maratona completa. Mas se já percorreu alguns quilómetros, prepare-se: está na hora de ir atrás do grande objetivo!

 

Visão geral

O seu treino semanal para a maratona gira em torno de dois exercícios essenciais: as corridas longas desenvolvem a resistência e a resistência mental para o dia da corrida, enquanto os intervalos aumentam a sua velocidade e eficiência. Esta abordagem estruturada cria uma rotina sustentável que transforma gradualmente o seu corpo num verdadeiro maratonista.

Corridas leves em torno destes exercícios principais aumentarão a sua capacidade aeróbica e ajudarão na recuperação.

Lembre-se, o treino para a maratona raramente corre exatamente como planeado — e isso é normal. A vida acontece, os treinos são perdidos e o seu corpo por vezes precisa de descanso extra. Concentre-se na consistência em vez da perfeição.

A sua treinadora: Benita Willis

Benita Willis, corredora de renome mundial, campeã mundial, quatro vezes atleta olímpica, é a treinadora principal e proprietária da Lace Up Running . Benita é uma das maiores corredoras de fundo da Austrália e é treinadora especialista em corrida há mais de duas décadas. Lace Up Running é um grupo de fitness divertido e social, desenvolvido e gerido por pessoas positivas e inspiradoras para permitir que fique em forma e se sinta feliz num ambiente totalmente inclusivo. Benita é especialista na elaboração de programas de corrida para corredores iniciantes e avançados, dos 5 aos 42 km e mais.

Glossário

Corrida fácil : uma corrida descontraída e em ritmo de conversa para desenvolvimento aeróbico e recuperação, mantendo a quilometragem.

Fartlek : palavra sueca para “jogo de velocidade”, que combina a corrida contínua com explosões de esforço mais rápido para melhorar a aptidão aeróbica e anaeróbica.

Treino em subida : correr em subidas para desenvolver a força, potência e resistência cardiovascular, geralmente feito em repetições com corridas de recuperação em declives.

Treino intervalado : alternância de corrida de alta intensidade com períodos de recuperação para aumentar a velocidade e a resistência, por exemplo, sprints de 400 metros com corridas ligeiras de 200 metros.

Corrida longa : uma corrida mais lenta e prolongada para desenvolver a resistência, a capacidade aeróbica e a resistência mental para corridas de longa distância.

Corrida de recuperação : uma corrida curta e lenta após um esforço intenso para promover o fluxo sanguíneo e a recuperação muscular sem aumentar o stress.

Trabalho de velocidade : treinos focados na melhoria da velocidade da corrida, incluindo intervalos, corridas ritmadas e passadas para aumentar a eficiência e a ativação muscular de contração rápida.

Passadas : Corridas curtas, quase com esforço máximo (20 a 30 segundos) para melhorar a forma, a rotação e a eficiência com o mínimo de fadiga.

Tapering : Reduzir o volume de treino antes de uma corrida para recuperar totalmente e atingir o pico no dia da corrida.

Corrida de ritmo : um esforço sustentado e “confortavelmente difícil” para melhorar o limiar de lactato, tornando mais fácil manter ritmos mais rápidos.

 

Gráfico de ritmo

Se está a pensar correr uma maratona, provavelmente tem uma boa noção do seu ritmo e sabe que o sucesso não exige que corra demasiado depressa. Sim, essa é a boa notícia. Aproximadamente 80% dos seus quilómetros de treino para maratona devem ser a um ritmo confortável e de conversação. Isto aumenta a resistência sem sobrecarregar o seu corpo — esta é a magia da corrida na zona 2.

Dica profissional: ao fazer o Teste de Desempenho de Corrida , pode estimar as suas zonas de treino únicas (frequência cardíaca, velocidade e zonas de potência). Tudo o que tem de fazer é correr progressivamente durante pelo menos seis minutos e atingir pelo menos 85% da sua frequência cardíaca máxima.

Os maratonistas iniciantes têm muitas vezes dificuldade em encontrar o seu ritmo de corrida ideal. O segredo é manter a sua frequência cardíaca abaixo do seu limiar aeróbico — normalmente não mais de 75% da sua frequência cardíaca máxima. Ajuda-o a manter um ritmo constante e a conservar energia durante toda a corrida.

Aqui está um quadro de referência para o orientar.

Tipo de treino Zona de frequência cardíaca Ritmo alvo (vezes mais lento/mais rápido) Exemplo de ritmo (melhor 1k: 4:00) Exemplo de ritmo (melhor 1k: 6:00 min/km)
Execuções de recuperação 50-60% da FC máxima 1,30 – 1,40 vezes mais lento 5:12 – 5:36 min/km 7:48 – 8:24 min/km
Corridas longas 60-70% da FC máxima 1,20 – 1,30 vezes mais lento 4:48 – 5:12 min/km 7:12 – 7:48 min/km
Limiar aeróbio (corridas em ritmo) 65-75% da FC máxima 1,05 – 1,10 vezes mais lento 4:12 – 4:24 min/km 6:18 – 6:36 min/km
Corridas moderadas 75-85% da FC máxima 1,00 – 1,05 vezes mais lento 4:00 – 4:12 min/km 6:00 – 6:18 min/km
Intervalos longos (500-1200m) 85-95% da FC máxima 1,00 – 1,05 vezes mais rápido 3:48 – 4:00 min/km 5:42 – 6:00 min/km
Intervalos curtos (200m-400) 90-100% da FC máxima 1,05 – 1,10 vezes mais rápido 3:36 – 3:48 min/km 5:24 – 5:42 min/km

Manual de instruções

Seguir um plano de treino de 5 km exige disciplina. Aqui estão algumas orientações importantes para ajudar a garantir o seu sucesso no caminho para completar uma corrida de 5 km.

  • Aquecimento : 5 minutos de caminhada/5 minutos de corrida ligeira, seguida de alongamentos dinâmicos (3-5 minutos) e depois 2 passadas de 80 m (corrida mais rápida em linha reta) a um ritmo de aproximadamente 5 km (voltar a caminhar após cada uma). Aquecimento: 5 a 10 minutos a pé.
  • Treino cruzado : todo o treino cruzado é opcional. Pode ser qualquer coisa que goste, incluindo caminhada, equitação, natação, elíptica, treino de força, etc.
  • Siga o plano : se faltar a uma sessão de treino, resista à tentação de a enfiar na cabeça ou de fazer dois treinos no próximo. Tentar “compensar” o tempo de treino perdido pode levar ao esgotamento e aumentar o risco de lesões. Quando saltar uma sessão, simplesmente continue onde o plano indica e continue em frente. Se perder várias sessões, volte ao plano aos poucos.
  • Dê prioridade ao descanso : a recuperação também é treino. Dê prioridade a um sono consistente e ouça o seu corpo. Se está exausto, saltar um treino não é um fracasso – é um treino inteligente. O descanso permite que o seu corpo se repare, se reconstrua e volte mais forte.
  • Treino da frequência cardíaca : verá no programa abaixo que as sessões de treino estão relacionadas com as Zonas de Frequência Cardíaca. Monitorizar o ritmo cardíaco é a melhor forma de garantir o sucesso durante uma corrida (e para recuperação) e que está a seguir o plano do treinador.

Plano de treino para maratona

Este programa pressupõe que consegue correr uma meia maratona confortavelmente e que já corre há pelo menos alguns meses antes de começar a semana 1 e que está atualmente a correr três ou quatro vezes por semana, além de estar ativo na maioria dos dias.

Semana 1

Dia Treinar
2ª feira Descanso
3ª-feira Corrida fácil de 30 minutos, zona 2
4ª-feira Treino cruzado fácil 30-40min
5ª-feira Descanso
6ª-feira Corrida fácil 35-50min zona 2
Sábado Dia de descanso
Domingo Corrida longa: 12-15km zona 2

Semana 2

Dia Treinar
2ª-feira Descanso
3ª-feira Corrida fácil de 30 minutos, zona 2. No final da corrida, faça 5 minutos de passada rápida de 15 segundos na zona 3-4 (@sensação de ritmo de 5 km)/15 segundos de corrida lenta (portanto, em 5 minutos fará 10 passadas de 15 segundos). Corrida leve de 5 minutos na zona 2 para retorno à calma.
4-feira Treino cruzado fácil 30-40min
5-feira Descanso
6-feira Corrida fácil 30-40min zona 2
Sábado Corrida longa de 15 a 20 km, zona 2 a 3, incl. um parkrun como uma zona de esforço de corrida de ritmo 3-4 (o esforço de ritmo é apenas mais rápido do que correr, MAS não tão forte quanto se pode (sensação de ritmo de meia maratona ou mais lento))
Domingo Descanso

Semana 3

Dia Treinar
2ª-feira Treino cruzado fácil de 30-40 minutos ou dia de descanso
3ª-feira Sessão intervalada: 1 x 3min de esforço a 10km, zona de ritmo 3-4 (90seg de corrida); 2 esforços de 90 segundos a 5 km na zona de ritmo 4 (90 segundos de corrida rápida após cada um); 3 x 60 segundos de esforço mais rápido à medida que se sente na zona 4 (corrida de 60 segundos após cada)
4-feira Corrida fácil 30-40min zona 2 ou treino cruzado 30-50min
5-feira Descanso
6-feira Corrida fácil 45-60min zona 2
Sábado Descanso
Domingo Corrida longa 15-18km zona 2

Semana 4

Dia Treinar
2ª-feira Descanso
3ª-feira Sessão intervalada: 4min, 3min, 2min, 1min de esforços na zona 4 com 2min de recuperação de corrida muito lenta após cada um. Comece a um ritmo inferior a 5 km para um esforço de 4 minutos (pelo menos 15 segundos/km) e aumente a velocidade à medida que a duração do intervalo vai diminuindo.
4-feira Corrida fácil 30-40min zona 2
5-feira Descanso
6-feira Corrida fácil 45-60min zona 2
Sábado Descanso
Domingo Corrida longa específica de 20-24 km, zona 2-3. Corrida leve de 8 a 10 km, depois 8 km, onde se corre ao ritmo de maratona, na zona de sensação 3-4 (os primeiros 3 km são mais lentos, conforme se sente). O resto da sua corrida é corrida lenta na zona 2

 

Semana 5

Dia Treinar
2ª-feira Descanso
3ª-feira Corrida fácil de 45 a 60 minutos. Experimente fazer esta corrida sobre as colinas zona 2-3
4-feira Corrida fácil 30-40min zona 2
5-feira Descanso
6-feira Corrida leve de 20 minutos na zona 2, depois uma breve paragem (alongamentos rápidos), depois 4 a 6 passadas de 80 m, um pouco mais rápido do que o ritmo de 5 km na zona 3-4 (mas não uma corrida rápida). Regresse a pé depois de cada um. Corrida ligeira de 5 minutos na zona 2 no final.
Sábado Corrida sólida de 5 km ou parkrun zona 4-5 (não totalmente intenso, mas com cerca de 90% do esforço máximo). Total de 25-28 km na zona 2-3 durante o dia (incluindo corrida, aquecimento + retorno à calma). Faça um aquecimento longo, mas também um aquecimento normal, como faz noutras corridas. OU se não corre, faça uma corrida ligeira de 25 a 28 km na zona 2-3.
Domingo Descanso

Semana 6

Dia Treinar
2ª-feira Treino cruzado fácil 30-50min
3ª-feira Sessão intervalada: esforço de 4 min na zona de ritmo de meia maratona 3-4 (corrida de 2:30 min); 5 x 45 segundos de esforço mais rápido que sentir – ritmo de 5 km ou mais na zona 4 (75 segundos de corrida após cada); Esforço de 4 minutos na zona de ritmo de meia maratona 3-4.
4-feira Corrida fácil 45-60min zona 2
5-feira Treino cruzado fácil 35-50min
6-feira Corrida ligeira de 20 a 30 minutos ou treino cruzado de 30 a 40 minutos
Sábado Descanso
Domingo Corrida longa específica de 30 km – Corrida ligeira de 4 a 6 km, zona 2 a 3, depois 10 a 14 km, onde se corre 1 km a 5 a 10 segundos/km mais rápido que o ritmo da maratona, depois 1 km a 5 a 10 segundos/km mais lento que o ritmo da maratona, zona 3 a 4. Continue a acelerar/desacelerar assim durante 12-14 km. O resto da corrida é feito a um ritmo lento na zona 2.

Semana 7

Dia Treinar
2ª-feira Descanso
3ª-feira Corrida fácil 30-40min zona 2
4-feira Corrida fácil 45-60min zona 2
5-feira Descanso
6-feira Sessão intervalada: 2 séries de (3min, 2min, 1min, 30seg de esforço na zona 4 com 90s de recuperação de corrida muito lenta após cada uma). Comece a um ritmo de 10 km com esforços de 3 minutos e aumente a velocidade à medida que as repetições vão diminuindo. Descanse 3 minutos entre séries (recuperação em pé ou corrida lenta).
Sábado Descanso
Domingo Corrida longa: 15-18 km zona 2-3

Semana 8

Dia Treinar
2ª-feira Descanso
3ª-feira Subidas: aquecimento mais longo (20-30min de corrida zona 2) e depois: 8 x 40-50seg de subidas a 5km de ritmo na zona 4 (corrida lenta de recuperação)
4-feira Corrida fácil 45-60min zona 2
5-feira Descanso
6-feira Corrida fácil 30min zona 2
Sábado Descanso
Domingo Corrida longa específica – 30-34 km zona 2-3. Corrida ligeira de 4 a 6 km, zona 2, depois: 3 a 5 esforços de 4 km, zona 3 a 4, com 2 minutos de corrida após cada um. Tente que cada 4 km seja ao ritmo de uma maratona (o primeiro pode ser um pouco mais lento e o último um pouco mais rápido). O resto da corrida é feita a trote lento.

Semana 9

Dia Treinar
2ª-feira Descanso
3ª-feira 40-50min de corrida fácil zona 2
4-feira Sessão intervalada: 4 esforços de 3 minutos na zona 4, com ritmo de 10 km e recuperação de corrida de 90 segundos; 4 x 20 segundos de esforços rápidos na zona 4 (sensação de ritmo de 5 km) com 40 segundos de corrida após cada um.
5-feira Descanso
6-feira Corrida leve de 20 a 30 minutos, zona 2. No final da corrida, faça 3 a 5 passadas de 80 m a um ritmo de 5 a 10 km, sinta a zona 3 a 4. Volte a pé após cada
Sábado Descanso
Domingo Corrida: Meia maratona ou 20 km de esforço sólido na zona 2-3 (tenha como objetivo correr os primeiros 10-15 km ao ritmo da maratona e depois acelerar na última parte). Pratique nutrição pré-corrida (a mesma rotina que fará para a maratona, ou seja, dia/noite anterior + manhã da corrida), bem como nutrição/hidratação durante a corrida.

Semana 10

Dia Treinar
2ª-feira Descanso
3ª-feira Corrida fácil de 30 minutos na zona 2 (desde que se sinta bem depois de domingo)
4-feira Corrida fácil 45-60min zona 2
5-feira Descanso
6-feira Sessão intervalada: 5 esforços de 2 min na zona 4 com recuperação de corrida lenta de 90 s a 2 min após cada um. O primeiro minuto de cada repetição deve ser ao ritmo de 10 km, com um ligeiro aumento no último minuto.
Sábado Descanso
Domingo Longo prazo. Corrida ligeira 1h30min – 1h50min zona 2

Semana 11 – Semana de redução gradual

Dia Treinar
2ª-feira Descanso
3ª-feira Corrida fácil de 40 minutos, zona 2
4-feira Corrida fácil 30min zona 2
5-feira Descanso
6-feira 6min de corrida de ritmo zona 3-4 (primeiros 2min no ritmo de maratona, últimos 4min mais rápido conforme se sentir (ritmo HM ou algo assim); 2min de corrida e depois 6 esforços de 20seg zona 4 no ritmo de 5km (40s de corrida após cada um). Faça 2min de corrida após o último esforço; 6min de corrida de ritmo zona 3-4 – semelhante ao seu primeiro esforço.
Sábado Descanso
Domingo Longo prazo. Corrida fácil 60-70min zona 2-3

Semana 12 – Semana de redução gradual

Dia Treinar
2ª-feira Descanso
3ª-feira Sessão ligeira: 8 a 10 minutos ao ritmo de maratona zona 3 (2 minutos de corrida); 4-5 esforços de 30 segundos a um ritmo de 10 km, sinta a zona 3-4 (45-60 segundos de corrida após cada um)
4-feira Corrida fácil de 20 minutos na zona 2 ou dia de descanso
5-feira Descanso
6-feira Corrida ligeira de 15 a 20 minutos, zona 2 + 4 esforços de 80 m em ritmo de maratona a meia maratona (agradável e descontraído), zona 3. Regresse a caminhar após cada corrida.
Sábado Descanso
Domingo Maratona. Você conseguiu!