Decorria o longínquo ano de 2007, quando a matriarca da família Vilas Boas, decidiu inscrever os restantes membros femininos da familia na “Corrida da Mulher”, após um baptismo de corrida efectivamente molhado, o gosto ficou.
E não tardou, que logo a seguir o clã Vilas Boas em peso se inscrevesse na corrida seguinte, a “Corrida do Dia do Pai”. A partir daí a presença em todas as corridas da Invicta passou a ser uma constante.
Em Junho de 2009, o clã Osório (família de forte tradição desportiva) junta-se ao clã Vilas Boas, nisto das corridas, mais concretamente na “Corrida das Festas da Cidade”.
E é desta união que surge esse movimento desportivo-cultural, movido para gosto pela cerveja… desculpem, pela corrida, que dá pelo nome de UNIDOS À FRESCA.
Desde então, os UNIDOS À FRESCA têm participado em todas as corridas na cidade do Porto (excepção feita à S. Silvestre de 2009), nos seus diversos formatos, tendo em 2010, feito o pleno de participações, e havendo também um crescimento do número de unidos, podendo-se dizer que cada vez estamos mais Unidos nas Corridas.
Para 2011, os objectivos são solidificar a estrutura dos Unidos à Fresca, efectuar a primeira internacionalização (possivelmente na Meia Maratona de Lisboa), e bater o nosso próprio recorde de consumo de cerveja pós corrida (xii… este era segredo…).
Em 2014 grandes transferencias de clubes fazem com que a equipa Solinca perca para os UNIDOS as famílias Machado, Torres, Marques, Fonseca, Sanches, Soares/Ferreira, Conceição e Veloso que se têm juntado ao clube até aos dias de hoje.
Nos últimos +15 anos a equipa dos Unidos à Fresca tem participado em todas as provas de Atletismo de fundo da região do Porto, Viana , Braga, Lisboa , tendo também já se deslocado aos Açores(Trail), Madeira (MIUT), Espanha (Maratonas Vigo, Madrid, Barcelona e Valencia), etc
